Tratamento da compulsão alimentar periódica

//Tratamento da compulsão alimentar periódica

A prevalência do Transtorno de compulsão alimentar periódica (TCAP) é estimada em 2% da população geral. Estudos demonstram que 30% dos pacientes que procuram tratamento para emagrecer apresentam o comer compulsivo, sendo um predomínio do sexo feminino na proporção de 3 mulheres para cada 2 homens e com processo iniciado entre o final da adolescência e início da vida adulta.

Identifique o ciclo que faz você comer sem parar

Quando você ingere um alimento que adora (em geral, doces e frituras), seu cérebro registra a experiência como algo prazeroso. Então, toda vez que se depara com uma situação estressante, ele recupera essa sensação e pede mais desses alimentos. Só que essa é uma solução provisória e, pior, viciante! A dependência pode não ser diária, mas já caracteriza uma percepção de que comida gostosa é recompensa para qualquer sensação ruim.

Veja como o ciclo funciona:

Mecanismos de defesa

Alguns mecanismos de defesa fazem você negar que está neste ciclo; assim, você continua comendo sem parar. As armadilhas abaixo são comuns e podem estar reforçando seu vício. Ver a si mesma em alguma delas é o primeiro passo para a superação.

Racionalização: identificar uma ação como responsável pelo excesso de comida. Por exemplo, dizer que se alimenta mal pois “não tem tempo” para buscar itens saudáveis.

Desatenção seletiva: seja no espelho do elevador ou no reflexo da vitrine, as mulheres costumam checar o visual. Pessoas obesas, no entanto, evitam encarar a realidade de que estão acima do peso.

Deslocamento: a ideia é adaptar seus interesses e gostos à comida com o objetivo de sustentar seu vício. Já pensou que seus programas favoritos incluem comer?

Isolamento: seu organismo reprime os sentimentos negativos relacionados à sua compulsão. Por exemplo, você passa a não se incomodar mais por usar calça tamanho 48.

Formação reativa: este mecanismo de defesa faz com que você acredite que a gordura está relacionada à saúde e a magreza, à doença.

Tratamento Psicoterápico

O objetivo terapêutico na Compulsão Alimentar Periódica é a remissão de seus episódios, incluindo:

  • Busca da causa;
  • Mudanças de hábitos alimentares. (É importante um acompanhamento nutricional conjunto);
  • Aumento da atividade Física;
  • Abordagem da auto estima;
  • Prevenção de recaída;
  • Acompanhamento individual ou em grupo;
  • Avaliação da eficácia;
  • Se necessário, encaminhamento para tratamento médico;
  • Monitoramento.

Não existe previsão de alta ao paciente de TCAP. Isso ocorrerá conforme a evolução dos passos anteriores.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário

Seu email não será divulgado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.