Quem ai já se empolgou com a dieta, encheu a geladeira de vegetais, mas por algum motivo não conseguiu comer tudo e acabou perdendo muitos dos vegetais? Eu já! A primeira sugestão para que isso não aconteça é comprar as quantidades bem certinhas para a semana. A segunda, é usar os métodos de congelamento para evitar o desperdício (e até mesmo deixar a rotina mais pratica). Mas antes de falarmos como congelar vegetais, alguns pontos são importantes:
- O vegetal congelado perde seu frescor e sua textura, além de ocorrerem algumas perdas nutricionais. Portanto, ao descongelar, ele deve ser preparado na forma cozida ou usado liquidificado em sucos.
- Para descongelar, utilize calor (cozinhar em água quente, refogado, etc). Nada de deixar na pia ou na geladeira descongelando para o dia seguinte (se for usar em suco, descongele diretamente na hora de bater o suco).
- Ao congelar vegetais, separe-os em porções individuais.
- O vegetal pode ser congelado sem casca, em pedaços pequenos, médios, grandes, ralado… tudo vai depender do vegetal e da forma de congelamento.
- Alguns vegetais nunca dão certo congelados, como por exemplo, a batata e abobrinha (A textura fica horrível, mesmo cozinhando após o congelamento). Folhas vão sempre ficar molengas após descongelamento, então use em sucos, sopas, quiches…
- Purês e sopas prontos também podem ser congelados e ajudam muito quando temos pouco tempo no dia a dia para preparar.
E como preparar o congelado?
Tudo depende do vegetal! Os legumes podem ser congelados na forma crua, branqueados ou cozidos.
1º Branqueamento
Essa é uma técnica que usamos para melhorar a conservação dos alimentos. Você vai precisar de uma panela com água fervendo e uma vasilha com água gelada com gelo.
Como faz? Pique os legumes em pedaços do mesmo tamanho (para ter o mesmo cozimento). Em uma panela com água fervendo, mergulhe os legumes cortados. Para preservar melhor a cor, acrescente sal ou vinagre na água:
Sal à em vegetais verdes (brócolis, pimentão verde, espinafre, vagem), amarelos (mandioquinha, milho) e laranja (cenoura).
Vinagre à em vegetais brancos (couve-flor e alcachofra) e roxos (repolho, beterraba, berinjela).
Após um período de 30 segundos a 1 minuto (os vegetais devem estar firmes!), retire da água e mergulhe na água com gelo para dar um choque térmico e encerrar o cozimento.
Retire os vegetais da água, deixe-os bem secos antes de congelar.
Lembre-se: ao usar, os legumes devem ir direto para a panela (água quente, refogado).
2º Vegetal Cru
Indicado para: Folhas (como espinafre e couve), couve flor picadinha, salsão picado, cenoura ralada, mandioca pedaços grandes, abóbora em cubos, tomate.
Lembre-se: ao usar, os legumes devem ir direto para o cozimento ou para o preparo do suco!
3º Vegetal Cozido
Usar os vegetais cozidos ajudam muito na rotina do dia a dia. Eu costumo deixar em meu congelador mandioca e abóbora já cozidas em pedaços para preparara refogadinhos, purê. Você pode congelar também a batata doce dessa maneira.
Para preparar, corte o vegetal em cubos ou pedaços grandes, cozinhe até o ponto de ficar macio (mais tempo que o branqueamento), retire bem a água e congele.
Lembre-se: ao usar, os legumes devem ir direto para a panela (água quente, refogado). Você pode ainda descongelar em microondas.
Tem alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe seu comentário.
Fernanda Bassan
Nutricionista
CRN 1 5354
Clinica Biotipo
61 32422314
61 98598-4148
Eu gostaria de saber como emagrecer
Me dê uma dica por favor
Olá Jordelina, tudo bom?
É difícil escolher só uma dica que te ajude no emagrecimento, pois é algo que envolve uma série de fatores. Mas vamos te dar duas que acreditamos ser fundamentais.
A primeira é que não existe milagre. Não existe solução mágica. O emagrecimento vem a partir de mudança na alimentação e em quanto você faz de atividade física. As pessoas que conseguem emagrecer com sucesso, fazem exatamente isso: mudam sua alimentação e começam a ser mais ativas fisicamente.
A partir disso, muita gente nos pergunta: mas qual dieta emagrece mais? Qual exercício emagrece mais? E nossa resposta é: Aquele que você consegue fazer por bastante tempo e que dê resultados PARA VOCÊ. Para emagrecer de verdade, precisamos de CONTINUIDADE. Ou seja, mudar a alimentação para sempre e ser sempre ativa.
Então, preste atenção em como está sua alimentação. O que você pode começar a mudar hoje? Talvez comer menor quantidade? Comer menos besteira? Comer mais salada? Vá fazendo as mudanças aos poucos que assim fica mais fácil mudar de verdade.
Beijos,
Fernanda Bassan – Nutricionista