Chá para emagrecer – O que podemos esperar deles?

//Chá para emagrecer – O que podemos esperar deles?

Oi pessoal! Muitos pacientes me perguntam se podem incluir algum chá para emagrecer que acelere a redução de peso, ajude a reduzir gordura abdominal e desinchar. Mas será que funcionam? Existe mesmo chá seca barriga? Quais efeitos esperar deles?

Para isso vamos entender quais são os efeitos que um “chá para emagrecer” pode fazer por você.

 

Diuréticos

Se estamos falando de peso na balança e de se sentir mais “desinchada” os chás diuréticos costumar ajudar nesses casos. Claro que a redução dos números na balança se devem à redução de líquidos corporais, já que esses chás aumentam a eliminação de água por meio da urina.

Qual o problema de exagerar nos diuréticos? Eliminar muitos minerais importantes para nossas funções vitais como sódio, potássio, magnésio. Portanto, sem exageros!

Se você se sente inchada com frequência (quando aperta seu braço ou perna e forma aquela marca do dedo) talvez deva avaliar os seguintes pontos:

– Verifique se não está exagerando na quantidade de sódio, açúcar e farinhas brancas na alimentação (esses componentes causam mais retenção de água e de sódio pelos rins),

– Aumente o consumo de magnésio e potássio em sua alimentação (inclua vegetais, frutas, castanhas, grãos integrais, água de coco todos os dias)

– Aumente a frequência de atividade física.

E se o inchaço for muito intenso, acompanhado de dor e/ou isolado só em um braço ou só uma perna: procure avaliação médica! Pode ser algo mais sério que precisa de um tratamento adequado.

Quais são os chás diuréticos? Cavalinha, Hibisco, Cabelo de milho, Quebra pedra, salsinha, dente de leão, boldo (pouco), carqueja (pouco)

 

Chás laxantes

Não se engane, esses aqui não vão lhe ajudar a emagrecer. Eles podem ainda prejudicar o funcionamento e saúde do seu intestino.  O uso crônico (por muito tempo) pode tornar a musculatura do intestino “dependente” do chá para funcionar direitinho. Porque as pessoas usam? Pois eles reduzem o volume fecal no intestino e isso dá uma falsa sensação de que o abdômen está menor. Melhor do que isso é cuidar do seu intestino. Aumente a quantidade de fibras, de água e evite excesso de açúcar e farinha branca. Você irá se sentir bem melhor e está cuidando das suas bactérias intestinais que são fundamentais para o metabolismo.

Quais são os chás laxantes? Sene, cáscara sagrada

 

Termogênicos e lipolíticos

Se for pensar em redução de gordura corporal, o uso desses aqui são os que fazem mais sentido.

Como eles agem? Por uma serie de mecanismos diferentes, eles podem aumentar o gasto energético, a mobilização e a oxidação (“queima”) de gordura corporal, diminuir a formação de novas células de gordura, entre outros.A grande questão é se realmente funciona.

Quais são os chás termogênicos: As plantas mais estudadas no emagrecimento por meio desses mecanismos são o chá verde ou branco (Camellia sinensis), Erva Mate (Ilex paraguariensis), Garcinia (Garcinia Cambogia) , Gengibre e Citrus (Citrus aurantium)

Entre esses, o que nas pesquisas tem algum resultado de emagrecimento é o Chá verde e a Erva mate EM QUANTIDADES ADEQUADAS. Porém, na maioria das vezes o efeito é pelo extrato da planta (ou seja, um fitoterápico) e não o chá que fazemos em casa.

 

Fitoterápicos x Chás

Os dois são feitos a partir de plantas medicinais. Mas o Fitoterápico possui os princípios ativos (aquilo que faz o efeito na planta) mais concentrados e na quantidade certa. Já o chá que fazemos em casa é bastante diluído e não conseguimos saber bem a quantidade de princípio ativo.

Para vocês terem uma ideia, 1 g de extrato de Camellia sinensis equivale a 1 litro de chá verde! Então, se você quer uma abordagem para emagrecimento, eu sugiro utilizar o fitoterápico com orientação de um profissional (muitos têm contra indicações…)

 

E emagrece quanto?

Infelizmente, o efeito é pequeno. Os estudos com o chá verde, por exemplo, (que tem os melhores resultados) mostram uma média de 2 kg de redução. Ou seja, ninguém resolve o problema do excesso de peso apenas incluindo chá na alimentação.

Mas todos esses possuem substâncias antioxidantes e antiinflamatórias que ajudam na proteção das células e na prevenção de doenças, então, eles não são ruins no tratamento.

 

Fernanda Bassan
Nutricionista
Mestre em Nutrição Humana pela Universidade de Brasilia
Especialista em Nutrição Clinica Funcional e Fitoterapia

 

Agende sua consulta!
61 – 3242 2314

 

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário

Seu email não será divulgado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.