Comer mais gordura e menos carboidrato? Entenda as novidades da semana!

//Comer mais gordura e menos carboidrato? Entenda as novidades da semana!

É perigoso comer mais gordura? E a gordura animal? Devo fazer uma dieta com menos carboidratos? O que é mais saudável? Que a nutrição muda o tempo todo não é uma novidade. E essas mudanças podem deixar muita gente confusa. Mas nada como a boa e velha ciência para ajudar a entender o que é melhor para nosso corpo.

A novidade da semana foi um estudo publicados na revista The Lancet que acompanhou mais de 130 mil pessoas, por uma média de 7 anos, de 18 diferentes países. E o que esse estudo pesquisou? Ele avaliou a associação da alimentação (consumo de carboidratos, gorduras, proteínas e hábitos alimentares) com a mortalidade por diversas doenças e eventos cardiovasculares.

Os resultados vão de acordo com o que temos defendido, de que as gorduras talvez não sejam as grandes vilãs e o excesso de carboidratos pode ser o novo grande perigo de muitas doenças associadas à alimentação.
Vamos agora aos resultados:

1) Quanto mais carboidrato na dieta, maior o risco de mortalidade por doenças não cardiovasculares.

As pessoas que comiam entre 40-50% da dieta na forma de carboidratos tinham menos risco do que as pessoas que consumiam mais do que isso (>67%). Se você exagera nos pães, massas e doces é bom então repensar esses hábitos. Mas antes que você saia cortando os carboidratos e os pulsos, vale lembrar que não estamos falando de uma dieta low carb e muito menos de uma no carb (em que a quantidade pode ser inferior a 20%). Uma dieta com 50% de carboidratos é equilibrada e oferece a quantidade necessária para as atividades do dia a dia (e sem sofrimento!)

2) Comer mais gordura teve um efeito protetor leve!

As pessoas que comiam 30-40% das calorias na forma de gordura tinham menor risco de morte e de infarto do que as pessoas que comiam menos de 30%. Isso não significa que você deve sair por ai comendo torresminho com bacon e cheddar à vontade. Mas os pesquisadores não recomendam, por exemplo, uma dieta com baixo teor de gorduras, como era recomendado antigamente.

Mas é qualquer gordura, Fernanda? Até a gordura animal?

3) De forma que surpreendeu muita gente, comer mais gordura de qualquer dos tipos (inclusive a gordura saturada!) foi relacionado a esse efeito protetor. Então não precisa ter tanto medo da manteiga, mas não se esqueça também dos bons óleos vegetais como das castanhas e o azeite. Preciso repetir aqui que equilíbrio é a regra de ouro?

4) Mais cor, por favor!

Outro artigo publicado por esse mesmo grupo mostrou algo que eu nunca duvidei: comer mais frutas e vegetais também efeito protetor! E porque isso? Pois são alimentos riquíssimos em vitaminas, minerais e fotoquímicos antioxidantes, anti-inflamatórios que regulam nossas funções celulares. Lembrando ainda que esses nutrientes são fundamentais para a queima de gorduras, produção de energia e para nosso bem estar!
O que foi novidade é que comer os vegetais na forma crua, tem mais benefícios do que na forma cozida.

Então já sabe né? Equilíbrio sempre!

E na dúvida, procure o nutricionista que é profissional habilitado para indicar o que melhor para você.

Fernanda Bassan
Nutricionista

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário

Seu email não será divulgado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.